quarta-feira, 13 de junho de 2012

Colégio de Líderes da ALESP ouve a Frente Pró Cotas Raciais


Colégio de Líderes da ALESP ouve a Frente Pró Cotas Raciais
Movimento faz incidência política por aprovação de projeto que prevê cotas em SP


Representantes da Frente Pró Cotas Raciais em SP estiveram ontem (12/06) na ALESP - Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e realizaram uma forte incidência política junto ao Colégio de Líderes, que reúne os deputados líderes de todas as bancadas partidárias em São Paulo.

A ação foi uma deliberação da audiência pública ocorrida em 22 de maio, promovida pelos movimentos em conjunto com deputados da casa. 

Durante a reunião, Sílvio Almeida - do Instituto Luiz Gama, Milton Barbosa - do MNU (Movimento Negro Unificado) e Douglas Belchior - da UNEafro Brasil (União de Núcleos de Educação Popular para Negros e Classe Trabalhadora) apresentaram argumentação histórica, social e jurídica a favor da aprovação do Projeto de Lei 530/2004, que pode ir a votação ainda neste mês. O PL prevê cotas para estudantes de escolas públicas, negros, indígenas e portadores de deficiência nas Instituições de Ensino Superior do Estado de São Paulo (USP, UNESP, UNICAMP e FATEC).


Foi mencionada a decisão unânime do Supremo Tribunal Federal pela constitucionalidade das cotas raciais e a aprovação da Congregação da Faculdade de Direito do Largo São Francisco de uma menção favorável a cotas e sugestão para que o Conselho Universitário da USP coloque em pauta a proposta no próximo dia 20.

Referido projeto de lei é suprapardidário e é resultado da união de várias proposições feitas na ALESP desde 2004, de diversos partidos. O PL também agrega os anseios e sugestões do movimento social negro. 

Para ir a plenário é preciso que haja um acordo entre os partidos.

O movimento continuará cobrando nos próximos dias um posicionamento dos deputados estaduais e líderes dos partidos, visando a aprovação da lei. Ao mesmo tempo, farão articulações e protestos nas universidades paulistas, a começar pela USP no dia 20.

A Frente Pró Cotas Raciais reúne mais de 70 organizações.

Acompanhe e participe da luta por Cotas Raciais em São Paulo. Acesse: http://frenteprocotasraciaissp.blogspot.com.br/


Fotos: arquivos da Frente




Nenhum comentário:

Postar um comentário