quarta-feira, 23 de maio de 2012

MOVIMENTOS INICIAM CAMPANHA PELAS 100 MIL ASSINATURAS PRÓ-COTAS RACIAIS EM SP







A Frente de Lutas por Cotas Raciais em São Paulo, composta por dezenas de organizações do movimento negro e social, entre elas a UNEafro-Brasil, organizou três novas ações em defesa da reserva de vagas para negros nas universidades estaduais paulistas. A principal delas elas, e que promete atrair maior participação popular é a campanha pela coleta de 100 mil assinaturas, lançada na última terça-feira (22), na Assembleia Legislativa (Alesp).

A apresentação se deu na Audiência Pública sobre o Projeto de Lei (PL) 530. Outros dez projetos que prevêem reserva de vagas na USP, Unesp, Unicamp e Faculdades de Tecnologia estão em tramitação.

Representantes das três universidades participaram da Audiência. A USP informou que 13% dos estudantes que ingressaram nos cursos de graduação em 2012 são negros. A Unesp registrou um público negro de 17% do total de aprovados no vestibular. A Unicamp divulgou números parciais que não contemplam a composição racial dos novos alunos.

O Censo 2010 do IBGE constatou que o estado de São Paulo tem a maior população negra do Brasil em números absolutos. São 14,5 milhões de habitantes, 34,6% da população total, estimada em 42 milhões de pessoas.

Ainda nesta semana, a Frente de Lutas por Cotas Raciais protocolou, na Faculdade de Direito do Largo São Francisco um requerimento pedindo a retomada da Comissão de Inclusão Racial da USP. O órgão funcionou na gestão do agora reitor João Grandino Rodas e sugeriu a imediata implantação de cotas raciais na instituição, em 2008. A sugestão jamais foi encaminhada ao Conselho Universitário, instância máxima da USP.

FONTE: Radioagência NP, com informações de Jorge Américo, Danilo Augusto.


Um comentário: